Manutenção de plantas em vasos: confira o guia definitivo

É muito comum ter dúvidas sobre como e quando fazer a manutenção de plantas em vasos — ou seja, o momento ideal para trocar elas para um vaso maior, como e quando adubar, períodos de rega e etc. A gente sabe que cuidar de um jardim pode ser bem desafiador. São muitas coisas para fazer e isso acaba se tornando muito confuso.

Por isso, estamos aqui para te ajudar a acabar com todas as dúvidas. Neste conteúdo, trouxemos um guia definitivo para te ajudar a saber quando e como fazer toda a manutenção das suas plantas — mantendo seu jardim sempre lindo e cheio de vida. Continue a leitura e confira agora!

A importância de fazer a manutenção de plantas em vasos

É muito importante tomar alguns cuidados para manter a saúde das suas plantas — além da beleza delas —, afinal, plantas bem cuidadas ajudam a aumentar o bem-estar do ambiente. O ideal é que a manutenção seja feita em períodos regulares, a fim de evitar que qualquer problema com as plantas do jardim

Deixar de realizar a manutenção compromete a estrutura do seu jardim. Suas plantas, desde as raízes até as folhas, poderão enfraquecer e acabar morrendo. Por isso, é importante se atentar aos sinais que cada uma dá. Só assim você saberá o momento ideal para fazer isso, sem prejudicar o desenvolvimento da planta.

Se você não seguir um cronograma de regas, por exemplo, é bem provável que a sua planta perca a cor e a saúde, ficando com as folhas secas e marrons. Além disso, a falta de manutenção pode gerar acúmulo de pó nas folhas, o que não deixa que a plantinha respire direito e acabe morrendo com o tempo.

Por outro lado, na falta de adubo a sua planta acaba não se desenvolvendo direito. Além disso, a terra fica debilitada e com poucos nutrientes. Por consequência, você perde a sua planta. Por isso, também é interessante manter uma rotina de adubagem com produtos próprios e indicados por um profissional — jardineiro ou paisagista.

Aprenda como fazer a manutenção das plantas

Já no começo dos trabalhos, assim que plantar, já comece fazendo a rega da planta. Após isso, coloque o dedo na terra e verifique a umidade. Se a terra ainda estiver úmida, não há necessidade de realizar uma nova rega. Essa técnica é ideal para saber a frequência entre regas de cada espécie de planta que você tem no jardim.

Além disso, é importante ter vasos que contam com uma boa drenagem. Verifique com calma o material e realize a furação para que a água excedente escorra e a planta não fique encharcada. Confira os furos com regularidade para garantir que não haja nenhum entupimento e, caso tenha, desobstrua imediatamente.

Se as suas plantas ficam muito expostas à luz do sol, é importante utilizar vasos mais claros para evitar que a terra aqueça muito. Vasos mais claros dispersam melhor a luz e o calor, o que permite uma temperatura mais agradável para a sua planta. Por outro lado, os vasos escuros absorvem o calor e não são muito indicados para ambientes quentes e com alta incidência de sol.

Por sua vez, a adubação da terra dos vasos deve ser feita com mais cuidado. O ideal é que você procure algum jardineiro. Ele vai poder indicar quando a planta precisa ser adubada e o produto ideal para isso.

Contudo, se não for possível, sempre se atente aos outros passos. Se todos estão sendo feitos com cuidado e a planta apresenta problemas, talvez esteja na hora de adubar a terra. E, nesses casos, sempre prefira adubos naturais.

Conheça 7 plantas de baixa manutenção

1. Zamioculcas

2. Jiboia

3. Peperomia-marrom

4. Espada-de-São-Jorge

5. Violeta

6. Árvore-da-felicidade

7. Tillandsia

Compartilhe este post:

Veja Também